O 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014 chegou ao final com mais de 900 participantes que demonstraram entusiasmo com formato do evento, atividades programadas e alinhamento com as tendências do setor. Último dia foi marcado por discussões sobre cooperação institucional, dados do setor e como aproveitar as oportunidades geradas pelos Jogos Olímpicos.
Esse dia teve um perfil mais técnico. Márcia Golfieri, advogada e organizadora do TEDx contou que um dos “segredos” do TED é o formato palestras curtas e intervalos longos com muitas possibilidades de interação, o que facilitou a disseminação dos conteúdos pela web, que já atingiram mais de 70 bilhões de visualizações. “O TED mudou a minha vida e de fato temos conteúdos incríveis que podem ter grande impacto na vida das pessoas”, defende Golfieri. “Um evento criado em rede é um pouco caótico, mas nós temos uma organização através de tags e temos um comitê que assiste aos vídeos e indica os 10 melhores em determinada área”.
Gustavo Ribeiro, do comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude apresentou como foi o trabalho de três anos para organizar a JMJ 2013 que atraiu para o Rio de Janeiro 3,7 milhões de participantes de 175 países, posicionando o evento como de maior movimentação de turistas no país.
O painel foi encerrado com Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz. Dulce mostrou como nas três edições do evento, os custos para a realização foram diminuindo. O que chamou a atenção dos congressistas foi o fato de o evento não aceitar marcas patrocinadoras e a captação de recurso acontecer de forma voluntária através de doações. “Coordenar um evento mexe com as estruturas de conforto e contar com imprevistos que de certa forma já estão previstos”, disse Dulce arrancando risadas da plateia. “Realizar eventos exige respostas imediatas e criativas”, completa.
A solenidade de encerramento do Congresso começou com a leitura da Carta de São Paulo e em seguida foi realizada a posse das diretorias estaduais e do Conselho Gestor Nacional da ABEOC Brasil 2015 – 2017, que será comandada a partir de janeiro pela presidente Ana Cláudia Bittencourt. A diretora da Oficina de Eventos, Gabrielle Nobre, será a nova diretora financeira da ABEOC Nacional.
Nova diretoria da ABEOC Brasil
Já empossada, Ana Cláudia anunciou a entrega do Prêmio Amigos da ABEOC Brasil para parceiros importantes da Associação: Ana Luiza Diniz Cintra, do Centro de Convenções Rebouças, Elza Tsumori, coordenadora do ForEventos, Eraldo Cruz, Secretário-geral da CNC e Juarez de Paula, gerente da unidade de atendimento coletivo – Serviços do Sebrae nacional. Também foi homenageado o ex-presidente da ABEOC Brasil, Roosevelt Hamam, em nome de todos os ex-presidentes que voluntariamente dedicaram seu tempo e expertise para o fortalecimento do mercado de eventos no Brasil.
Entrega do Selo de Qualidade
A última atividade do 26º Congresso foi a entrega do Selo de Qualidade ABEOC Brasil para as empresas certificadas através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o Sebrae nacional, com apoio da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Para saber mais detalhes sobre o último dia do evento, acesse o site: http://www.abeoc.org.br/2014/12/eventos-brasil-surpreende-participantes-com-alto-nivel-de-conteudo-networking-e-negocios/.