Saiba como formar sua comissão de formatura.
Sua graduação está bem no início e você acha que a formatura nunca vai chegar. Mas ela chega sim e rápido, por isso é ideal que a sua turma comece a se programar com bastante antecedência. O primeiro passo é escolher montar a comissão de formatura. Mas será que é realmente preciso? Vamos te explicar! A comissão de formatura é formada por um grupo de alunos, que voluntariamente participarão de forma mais intensa e direta da organização dos eventos em torno da formatura: missa, colação de grau, aula da saudade e festa.
Se a turma forma for grande, entre 30 e 50 alunos, essa comissão pode ser formada por 5 membros. Estes terão o papel de serem os porta vozes da sua turma em resolver impasses que surgirão, prestação de contas dos pagamentos e de datas estabelecidas. Ainda cabe a comissão escolher os alunos que serão oradores, indicar professores que serão homenageados, estar presentes em todas as reuniões com a empresa organizadora da festa e também nas reuniões de repasse de informações para os outros alunos da turma.
Enfim, participar na comissão é algo que demanda energia sim e precisar ter muita disposição e comprometimento. É preciso ser muito acessível e aprender a ouvir insatisfações. Pelo que vimos, é realmente essencial que exista uma comissão de formatura, pois com a ajuda desses alunos, a formatura será um sucesso!
Neste processo, os alunos que formam a comissão de formatura amadurecem junto ao curso, mas por um lado muito mais humano e profissional. Afinal, habilidades de comunicação, conciliação e pontualidade são necessárias em qualquer faculdade e todos que passam por essa experiência saem mais fortes e preparados para lidar com público.