Cada profissão tem suas peculiaridades, mas entre todas há um desejo em comum: o sucesso!
Todo profissional quer alcançar o sucesso na sua profissão. Para isso, selecionamos os cinco principais mandamentos para você ser referência no mercado de eventos.
1. Seja organizado
A organização é uma característica essencial para todas as profissões, mas no caso do produtor de eventos é uma característica vital. São muitas as informações que devem ser administradas por você: contratações, locações, valores, divulgação, venda de ingressos, dentre outras. Portanto, organização é a palavra-chave.
É fundamental contar com uma agenda e usá-la. Antes de cada evento, fazer check-lists e borderôs para que nenhum detalhe seja esquecido. Estabelecer uma rotina de horários para ligações, reuniões, visitas e entre outras atividades.
E uma dica muito importante: arquive tudo! Mantenha cada documento arquivado em versão impressa, se houver espaço, ou digitalizada, em uma pasta específica sobre a ação. E assim, se houver alguma dúvida posterior, você sabe onde procurar.
2. Construa sua imagem
Seu branding pessoal é formado por sua postura, atitude, conhecimento e autoconfiança. Isso vai influenciar nas decisões que os clientes, patrocinadores, fornecedores e equipes de trabalho tomarão em relação ao evento. Por isso, investir em si mesmo é fundamental.
Falar bem em público, passar segurança e se mostrar uma pessoa que entende tudo sobre o que faz não são diferenciais, mas características essenciais para um produtor de eventos.
3. Tenha disposição
Ser produtor de eventos é ser um profissional disponível. Se quiser trabalhar apenas no horário comercial padrão, infelizmente, você está na profissão errada. Saiba que quando se opta por ser produtor de eventos o expediente fora do horário comercial vem no pacote. Acompanhar o andamento de cada produção seja dia, noite ou final de semana, além de ser solicitado durante um evento inteiro para resolver problemas, são coisas que serão parte da sua rotina. Por isso disposição é fundamental para evoluir e ter bons resultados na carreira de produtor de eventos.
Para não haver abuso por parte dos stakeholders, o ideal é você determinar o seu horário de atendimento pessoal, de ligações telefônicas e de mensagens de whatsapp.
4. Conte com uma boa rede de contatos
Network é a chave para um bom produtor de eventos. Contatos são fundamentais para conseguir desde bons fornecedores, até clientes em potencial.
Reservar um tempo na agenda para participar de eventos importantes, premiações, lançamentos faz parte do trabalho. Aumentar e qualificar o seu networking é um bom dever de casa.
5. Aprenda com cada erro
Ninguém nasce sabendo nem acerta todas as vezes. Então, se cometer erros, não se desespere. Nesse mercado, é até normal e é assim que irá descobrir outras alternativas para não cometer as mesmas falhas. Não desanime, procure identificar porque aquilo aconteceu e encare os erros como motivos para melhorar.
Agora, mãos à obra. Boa sorte!
Comentários (1)
Realmente um bom network é essencial para o sucesso de qualquer evento. Acredito que você possa encontrar clientes potenciais em vários eventos similares aos que geralmente promove, o simples fato de sair de casa e participar ajuda.
Gostaria de deixar uma dica para aluguel de pisos plásticos para evento: http://criadeck.com.br/